top of page

Coletivo Las Caboclas

Somos uma dupla, um trio, um coletivo. Nosso foco é a dança contemporânea que flerta com as novas tecnologias e maneiras de dançar.

 

Criado em 2010 por Renata Daibes e Vanessa Hassegawa, bailarinas e pesquisadoras, o Coletivo Las Caboclas parte de experimentações do movimento a partir daquilo que nos inspira e nos incomoda, elegemos a videodança como nossa ferramenta de investigação. 

 

O Coletivo já esteve presente em mostras de videodança da América do Sul. No Brasil, em festivais de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará e Amazonas. A videodança “Mormaço” já esteve em mostras especializadas em dança e vídeo na Bolívia e México.



Renata é formada em Comunicação, com pós-graduação em Jornalismo pela Fundação Casper Líbero. Em dança, é formada pelo método de Reeducação do Movimento, criada pelo mestre do movimento, Ivaldo Bertazzo, e coleciona diversos cursos em arte-educação e dança contemporânea. É professora em escolas, dá aulas particulares, investiga a videodança como um suporte para criação coreográfica e tem como foco principal o método criado por Jacques D'Amboise, do National Dance Institute, em Nova York, onde já fez oficina para professores. Sua videodança “Mormaço” já circulou por festivais como I Mostra Internacional de Dança Imagens em Movimento a Céu Aberto de Ribeirão Preto - Mostra Paralela (Ribeirão Preto-SP 2014), II Encuentro Inter - Escenico El Sotano (Mérida, México - 2013), Festival Internacional de Videodança da Amazônia (AM - 2013), II Festival Internacional Cuerpo Digital Videodanza e Nouvas Tecnologias (La Paz, Bolívia - 2012) e Festival Internacional de Vídeo e Dança - Dança em Foco (RJ - 2012).

 



Vanessa é jornalista, pós-graduada em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes. Estudou na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e ao longo de sua trajetória teve como principais mestres Amarildo Cassiano, Jane Dikie, Nina Speranskaya e Denise Passos. Estudou técnicas de vídeo e dança, por meio de oficinas no Brasil, ministradas por Thierry De Mey (Rosas danst Rosas - Bélgica) e com a dupla Gilles Toutevoix e Virgínia Spallarossa (França e Itália). Desde 2008, investiga o casamento entre o movimento, a câmera e danças da Amazônia paraense, por meio do Coletivo Las Caboclas, no qual é sócia-criadora. A videodança Mormaço já circulou por festivais como I Mostra Internacional de Dança Imagens em Movimento a Céu Aberto de Ribeirão Preto Mostra Paralela (Ribeirão Preto-SP 2014), II Encuentro Inter - Escenico El Sotano (Mérida, México - 2013), Festival Internacional de Videodança da Amazônia (AM - 2013), II Festival Internacional Cuerpo Digital Videodanza e Nouvas Tecnologias (La Paz, Bolívia - 2012) e Festival Internacional de Vídeo e Dança - Dança em Foco (RJ - 2012). A videodança “Encantada” esteve em festivais de videodança do estado de São Paulo, Brasília-DF, Manaus-AM, Curitiba-PR e Festival Internacional de Vídeo e Dança - Dança em Foco (RJ - 2014).

 

Nossos parceiros e colaboradores:

Cynthia Domenico: Artista Multimídia.

Dário José: Videomaker, fotógrafo e editor.

Denise Passos: Coreógrafa. http://depassosarteedanca.wix.com/depassos

Pedro Costa: Coreógrafo. https://nucleopedrocosta.wordpress.com/

Fábio Hassegawa: Fotógrafo, videomaker e artista visual.

Flávio Oliveira: Fotógrafo.

Fred Linardi:  jornalista e fotógrafo. 

Fredyson Cunha: Coreógrafo.

Gabi Butcher: Fotógrafa.

Gabriel Portella: fotógrafo e videomaker.

Isabela do Lago: artista plástica e multimídia.

Lígia Jardim: fotógrafa e artista plástica.

Marcus Correa: fotógrafo(fotos do videodança Brisa). 

Ruy Lessa: editor de vídeo, músico e videomaker.

Stephanie Freitas: Bailarina.

 

Marcas parceiras:

Jamboo Banqueteria http://www.jamboobanqueteria.com.br/

Vert Shoes https://www.vert-shoes.com.br/



bottom of page